Falar de Jornada do candidato, é falar de experiência e toda experiência gera uma marca na vida de cada profissional que participa dos nossos processos seletivos. Entender que a cultura da empresa precisa ser praticada durante o processo e não somente falada, faz toda a diferença na escolha do candidato pela nossa oportunidade.
No mundo atual falamos muito sobre trabalhar por propósito, o propósito está diretamente ligado aos valores que o profissional identifica na empresa durante todo o processo seletivo, então de nada vale dizer que a cultura da empresa é ágil e pouco burocrática, se durante o processo há muitas fases e um tempo longo e retorno. Podemos falar também de transparência e como é que eu mostro transparência se não retorno aos candidatos com os feedbacks durante as fases do processo. Portanto, a primeira premissa para proporcionar uma jornada incrível é praticar a cultura da empresa durante o processo seletivo. Quando mostramos a cultura na prática, o candidato se imagina trabalhando na empresa e se a experiência dele for inovadora e diferenciada com relação aos outros processos seletivos, consequentemente, ele aprovado, escolherá a nossa oportunidade dentre muitas outras.
É sempre importante fazer um termômetro de como foi a experiência deste candidato durante todo o processo de recrutamento e seleção e contratação, uma vez que é com este diagnóstico que conseguimos atuar no que é mais importante para fazer desta experiência, uma experiência incrível e para isso é necessário aplicar uma pesquisa de satisfação conhecida como NPS, com perguntas objetivas e quantitativas de como este candidato se sentiu desde a primeira abordagem, entrevista com recrutadores, gestores, realização de testes, tempo de processo, clareza nas informações faladas durante o processo, cadastro de CV e processo de admissão. Também é de grande importância ter nesta pesquisa campos abertos para que estes profissionais nos tragam relatos sobre a sua experiência, isso nos ajuda a ter insights de melhorias e inovações.
No mundo Tech sabemos que a oferta de oportunidades é sempre maior do que o número de profissionais qualificados no mercado, principalmente em áreas mais estratégicas onde temos poucos profissionais com senioridade nos skills técnicos , como por exemplo nas áreas de Arquitetura Digital, SalesForce, Metaverso, Analytics e outras, assim estes profissionais são muito mais exigentes durante o processo, visto que 99% deles estão trabalhando e felizes em seu atual trabalho, mas o que os faria ouvir e escolher pela nossa oportunidade. Pois bem, a jornada está nos detalhes e em todo o processo seletivo, na forma como divulgamos a vaga e me conecto com o profissional que eu quero atrair, falando a linguagem dele, seja através de um GIF, story, podcast sobre a área, inovações que a empresa proporciona no mercado e diversas outras formas que eu possa gerar uma conexão atrativa e me conectar com o propósito de aprendizado e carreira deste profissional.
Na abordagem e entrevista realizada pela área de recrutamento e seleção, é de extrema importância que consigamos além de transmitir a cultura da empresa, tratarmos os profissionais com muita empatia, cuidado e atenção, fazendo a comunicação durante todo o processo de forma ágil e objetiva, mostrando o como este profissional é único e importante para a nossa empresa. Fazer uma entrevista com propriedade técnica desde o início do processo, também é demonstrar segurança e mostrar que as pessoas estão capacitadas internamente com os conhecimentos necessários para contratar para aquela área, gerando assim maior valor durante as entrevistas.
Geralmente processos longos e com muitas etapas não proporcionam uma boa experiência, visto que há um competição entre as empresas pelo candidato mais qualificado e demorar pode ter o impacto de perdê-lo à uma outra empresa e também gerar a sensação de que para o profissional aquela não é a melhor empresa para se trabalhar por passar uma imagem de um ambiente de trabalho pouco ágil e burocrático. Por fim, precisamos estar sempre atentos aos feedbacks do processo seletivo, sejam eles positivos ou negativos, que quando negativos, na grande maioria das vezes não ocorre e isso gera grandes insatisfações entre os candidatos fazendo com que a imagem da empresa seja prejudicada.
Enfim, estas são algumas dicas de como construir uma jornada incrível aos candidatos e nos tornarmos cada vez mais atrativos aos olhos dos profissionais do mundo TECH em 2023, com uma experiência de processo seletivo incrível geramos valor, confiança e nos conectamos com o propósito destas pessoas que queremos engajar e atrair para as nossas equipes.
Alejandra Garcia
Psicóloga com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas e Especialização em Liderança para Transformação Digital pela Fundação Getúlio Vargas, Líder de Recrutamento e Seleção com foco no segmento de tecnologia, RH Ágil, inovação e desenvolvimento de pessoas.