Tech Recruiter está em 1º lugar entre os 25 cargos de alta demanda em 2022, segundo o LinkedIn. E essa profissão só tende a crescer.
Cada vez mais empresas apostam em profissionais especializados no recrutamento de talentos para o setor de tecnologia da informação. Não é para menos: a seleção de colaboradores em TI exige habilidades específicas e muita agilidade.
Nesse artigo, você aprenderá mais sobre o Tech Recruiter e entenderá por que a demanda por profissionais especializados está tão alta.
Por que as empresas buscam profissionais de recrutamento especializados em Tech?
Vivemos um período de grandes inovações e transformações no setor de Recursos Humanos. Hoje, recrutadores devem estar preparados para um ambiente com mudanças constantes.
Muito mudou com a popularização do trabalho remoto. A competitividade aumentou, e empresas do mundo inteiro oferecem oportunidades para profissionais em tecnologia.
Segundo estudo realizado pela Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação), mais de 797 mil vagas de trabalho no setor serão criadas até 2025. No mesmo período, serão formados 267 mil profissionais. Ou seja: a previsão é de cerca de 530 mil vagas sem contratação.
Ainda, uma pesquisa do LinkedIn informa: a cada 5 vagas de emprego no Brasil, 3 estão no setor de tecnologia.
Isso significa que contratar e reter talentos tech se torna mais desafiador a cada dia. Surge, então, a necessidade de atualização e especialização para recrutadores que querem aproveitar essa oportunidade.
Qual é a diferença entre o tech recruiter e o profissional de recrutamento tradicional?
Nesse cenário globalizado, onde existem oportunidades de trabalho no mundo todo para profissionais de tecnologia, os melhores candidatos se tornam cada vez mais requisitados.
A especialização e a construção do network nesse mercado são fatores fundamentais. Esses profissionais recebem inúmeras propostas de trabalho todos os dias. Assim, a contratação e retenção desses talentos se torna um grande desafio.
Dessa forma, é natural que o processo de recrutamento e seleção passe por ajustes.
O Tech Recruiter precisa estar atento aos movimentos do mercado, assim como novas tecnologias. É essencial que o recrutador compreenda o que os profissionais no setor buscam e saibam como apresentar os pontos fortes da empresa.
Quando o assunto é tecnologia, quem escolhe a empresa é o candidato, e não o contrário. Assim, o Tech Recruiter assume um papel de embaixador e “vendedor”. É necessário tornar o cargo atrativo para o profissional.
As principais dores nos processos seletivos para cargos em tecnologia
O crescimento acelerado da profissão em Tech Recruiting é consequência direta dos desafios enfrentados no recrutamento de profissionais de TI. Vamos conhecer as principais dores das empresas:
O processo precisa ser mais ágil
Profissionais de tecnologia são abordados diariamente com novas ofertas de trabalhos. E o que era local virou global para muitos com fluência em outros idiomas. Por isso, é essencial agilizar o processo seletivo.
Enquanto uma seleção tradicional tem etapas bem definidas, o Tech Recruiter precisa encontrar o profissional certo em poucos dias.
Sem perder tempo, deve oferecer os atrativos de sua posição, engajar o candidato ao longo das etapas do processo e estar próximo do requisitante para que a conclusão seja efetiva.
Lembrando que hoje uma grande parte dos profissionais de tecnologia recebem contraproposta das empresas atuais para permanecer.
Isso exige uma condensação nas etapas do processo seletivo. Não é viável aplicar testes psicológicos, realizar uma entrevista de cultura e depois partir para avaliações técnicas. Neste segmento, esse é um processo pouco efetivo.
Ou seja: o Tech Recruiter deve estar preparado para identificar soft skills, fit cultural e hard skills do candidato na primeira etapa do processo.
A área tem um jargão próprio e o profissional de recrutamento precisa entendê-lo
É quase impossível avaliar as competências gerais de um candidato sem estar familiarizado com o jargão da área. Esse é um princípio básico da comunicação: os participantes do diálogo precisam “falar a mesma língua”.
Front e Back End, Databases e Fullstack é o básico e popular. As novas linguagens de programação surgem rapidamente, ferramentas específicas e novas metodologias são atualizadas com frequência. Sem dúvida é um segmento para quem gosta de conhecimento e adora ler sobre inovação.
Sem o conhecimento técnico, o recrutador não consegue avaliar profissionais de TI de maneira ágil o suficiente.
É mais importante que nunca pensar nas necessidades dos profissionais
Como mencionamos, o Tech Recruiter assume uma postura de embaixador de tecnologia junto aos candidatos do mercado. O risco de uma empresa transmitir uma imagem de amadorismo ao não conhecer as nomenclaturas e jargões técnicos é alto. Além de avaliar o candidato, como acontece no recrutamento tradicional, é preciso vender as qualidades da empresa ao mesmo tempo.
Para isso, é fundamental estar sempre atualizado sobre as tendências de mercado, médias salariais e necessidades dos profissionais nesse setor. Por exemplo:
- Flexibilidade quanto ao local de trabalho e trabalho remoto;
- Salários compatíveis com o mercado mundial (muitos desenvolvedores recebem propostas internacionais);
- Benefícios relevantes para o colaborador e compatíveis com o mercado;
- Planos de carreira, desenvolvimento pessoal e educacional.
- Cultura, ambiente de trabalho e valores alinhados com as expectativas do profissional.
O Tech Recruiter é um profissional capacitado para encontrar as melhores características da sua empresa e usá-las para encantar os candidatos.
Quais são as vantagens de contar com um Tech Recruiter no seu time?
Se sua empresa trabalha com profissionais de tecnologia, um Tech Recruiter é essencial no seu time de RH. Isso porque um processo seletivo de qualidade é a melhor forma de garantir a eficácia das suas equipes.
Todo empreendedor conhece os riscos que a alta rotatividade traz para um negócio. Os custos de desligamento e contratação são altos. Esses processos demandam muito tempo e recursos. Ainda, causam impacto na imagem da empresa e na motivação das equipes.
A retenção de talentos é mais fácil quando o processo seletivo foi realizado de forma correta. Um Tech Recruiter está preparado para encontrar e conquistar o colaborador certo para sua empresa.
Confira as soluções da HeadHunters Academy para desenvolvimento da sua equipe de RH.
Por que se especializar em Tech Recruiting?
Se você é um profissional de recrutamento e seleção ou Business Partner que busca assumir um time Tech, a especialização em Tech Recruiting representa uma incrível oportunidade.
Essa está entre as profissões mais requisitadas, e a demanda por profissionais especializados só tende a crescer. Dessa forma, aproveitar o momento certo para a capacitação é fundamental.
Segundo o Glassdoor, a média salarial de um Tech Recruiter que se destaca no mercado é de R$ 12.182,00.
Quanto antes você ingressar nesse mercado, melhor: a tendência é que cada vez mais profissionais busquem especialização. Assim, quanto mais tempo passa, mais difícil é se destacar no setor.
Conheça o curso de capacitação completa para Tech Recruiter da Headhunters Academy, a primeira e única escola do Brasil de formação em recrutamento . Aprenda com professores que são referência no mercado, em aulas 100% online.
Não deixe também de acompanhar nossas redes sociais para receber dicas e novidades do setor.